Assista nossos Programas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Oficinas Culturais do Estado abrem as inscrições para a programação das férias de julho


Serão oferecidas 109 atividades e 3.536 vagas gratuitas
na capital e interior do Estado

A coordenação das Oficinas Culturais – unidades da Secretaria de Estado da Cultura, administradas pela POIESIS Instituto de apoio à Cultural, à Língua e à Literatura – informa que a partir de 20 de junho estão abertas as inscrições para as atividades programadas para as férias de julho em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas 109 atividades e 3.536 vagas para oficinas, workshops, debates, palestras, entre outras. A programação completa está disponível no site www.oficinasculturais.org.br.

Um dos destaques da programação do interior do Estado é o I Festival de Ópera de Ribeirão Preto, atividade que será realizada pela Oficina Cultural Cândido Portinari em parceria com a Cia. Minaz e Prefeitura de Ribeirão Preto. Integram a programação do Festival a Master Class de Canto Lírico, coordenada por Carlos Eduardo Marcos e Paulo Henrique Almeida, e o workshop O Recitativo na Dramaturgia Mozartiana, com coordenação de Maria de Lourdes Rodrigues Martins e Achille Picchi.

Outro destaque será projeto Anotasons: Encontros de Música e Ideias, que será realizado pela Oficina Cultural Grande Otelo, em Sorocaba. Este projeto tem como perspectiva o desenvolvimento de ações em diferentes modalidades e nuances da linguagem musical, para agregar e fortalecer os atores desse segmento por meio do intercâmbio de saberes, estimulando novas formas, novos olhares e novos criadores. Um dos participantes será Nuno Mindelis, nascido em Angola e radicado no Brasil. O artista obteve seu primeiro reconhecimento internacional quando, em 1994, a revista americana "Guitar Player", a bíblia mundial da guitarra, o comparou ao lendário Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin.

O destaque da Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas, será o seminário Campo Expandido Lab_2013, que tem curadoria de Rogério Ghomes e apoio do MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas.

Na Capital, um dos destaques da programação da Oficina Cultural Oswald de Andrade será o Laboratório de Criação Teatral, que terá a coordenação da diretora, atriz e dramaturga Grace Passô, premiada pelo Shell e pela APCA. Autora de “Amores Surdos”, “Por Elise” e “Congresso Internacional do Medo” – todos montados pelo Grupo Espanca!.

Outro destaque na Capital acontecerá Oficina Cultural Amácio Mazzaropi. O projeto Artistas dos Espetáculos das Feiras tem como proposta trazer à cena o universo e o espírito dos espetáculos populares itinerantes, dos saltimbancos medievais aos shows de aberrações dos séculos 19 e 20.

Das 21 Oficinas Culturais, seis estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba).

Em cada unidade são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.


As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade das Oficinas Culturais. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião e converse com os nossos entrevistados!